Translate

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Introdução ao Led e Lâmpadas de led




O LED é um componente electrónico, um diodo emissor de luz, a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. 
O LED é um componente do tipo bipolar.
Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e consequentemente, a geração ou não de luz.
O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável por gerar  luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas.

Historia




O LED por o conhecimento da maioria parece ter sido inventado a pouco tempo mas foi inventado por Nick Holonyac,  em 1963, somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa. Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação de estado, ou seja, em rádios, televisores e outros equipamentos.




Nos anos 80, com a evolução da tecnologia, os LEDs conseguiram atingir níveis de intensidade luminosa que permitiram acelerar o processo de substituição de lâmpadas.

No final dos anos 90, apareceu o primeiro LED de potência suficiente para que se desse uma verdadeira revolução na tecnologia dos LEDs.
















Esta previsto que nos próximo dez anos todas as lâmpadas tanto publicas como residenciais,automotivas e na industria sejam todas lâmpadas de led.
BENEFÍCIOS NO USO LED

* Maior vida útil: Ate 50 000 horas de utilização.

*Poupança:As lâmpadas de LED poupam até mais de 70% comparando com uma lâmpada incandescente.

* Baixa voltagem de operação: Não representa perigo para o instalador ao colocar LÂMPADAS DE LED.

*Resistência a impactos e vibrações

*Controle dinâmico da cor: Com a utilização adequada, pode-se obter um espectro variado de cores.

*Luz direta, aumento da eficiência do sistema: Apesar de ainda não ser a fonte luminosa mais eficiente, pode-se obter luminárias com alta eficiência, em função da possibilidade de direcionamento da luz emitida pelo LED.

* É ecologica:não utiliza mercúrio

*Ausência de ultravioleta: Não emitem radiação ultravioleta sendo ideais para aplicações onde este tipo de radiação é indesejada. Ex.: Quadros – obras de arte  antigos documentos etc...
* Ausência de infravermelho: Também não emitem radiação infravermelho, fazendo com que o feixe luminoso seja frio.

* Ao contrário das lâmpadas fluorescentes que teem um maior desgaste da sua vida útil no momento em que são ligadas, nas lâmpadas de led,é possível o acendimento e apagamento rapidamente possibilitando o efeito “flash”, sem alterar a a vida útil.


Publicado por: David

Sem comentários:

Enviar um comentário